sábado, 2 de março de 2013

Terapia Fotodinâmica


Oi gente!
Finalmente uma resenha minha, hehe! Espero que vocês curtam ^^

Então, lá vai:

Encontrei o único tratamento (!) do qual a minha irmã nunca ouviu falar, rsrs

A minha irmã é aquela que teve bastante espinhas da juventude e que se estenderam pela vida adulta dela. Então todos os tratamentos que a minha dermato me indicava, minha irmã já havia feito e mais, muito mais.Tinha a impressão de que ela já havia tentado de tudo pelo menos 1 vez, mas então apareceu o LED, que para a minha enorme surpresa ela jamais tinha feito. (só para constar, hoje a acne dela já se foi, ela é linda, sempre foi né, tem uma bebezinha, marido, cachorro, papagaio, baratas d'água, e etc. E é muito feliz!)

Fiquei com um pézinho atrás quando soube disso, é claro, porque é mais fácil se jogar de cara quando outra pessoa antes de você já tenha experimentado tal coisa. Mas fui mesmo assim.


O que é o LED (retirado do site da Dermoclínica):

Consiste na utilização terapêutica da luz.
Dependendo do comprimento de onda utilizado teremos um ou mais efeitos sobre a pele.
Não é considerado um laser por razões da física.
O LED é um modulador (equilibra as funções, inibindo ou estimulando a produção celular). É um procedimento indolor e sem efeitos colaterais. Seu mecanismo de ação é bioquímico (promove a desintoxicação celular e a síntese de proteínas, faz a nutrição celular e estimula a microcirculação).
Pode ser utilizado no tratamento de câncer de pele associado com um ácido, evitando uma cirurgia dolorosa.
Pode ser utilizado para várias finalidades, tais como a atenuação de rugas finas, poros dilatados, melhora na textura da pele, tratamento da acne, cicatrização e pós cirurgicos.
O paciente ficará exposto a uma luz (específica para seu tratamento) durante um tempo pré determinado dentro de um cronograma de tratamento, determinado pelo dermatologista. Dependendo do tipo de queixa do paciente poderá ou não ser associado a um elemento fotossensibilizante, um ácido, para potencializar os efeitos da luz.

A luz azul
No meu tratamento, utilizo a luz vermelha (anti-inflamatória) e a luz azul (bactericida). São 10 sessões para combater a acne, de 30 minutos (15 em cada luz), 2 vezes por semana (pode ser 1 vez só, ou até 3). O meu tratamento faço na Dermoclínica aqui de Campinas, onde na verdade faço todos os meus tratamentos, hehe.

Não tenho muitos parâmetros, mas acho que a clínica nem é assim tão cara. Por exemplo, lá, uma sessão de LED custa 69, e as 10 que eu paguei, 600. É claro, o preço também não é lá aquela maravilha, mas enfim... gosto bastante de lá, e sempre que tenho algum breakout (como os gringos chamam quando aparece aquela espinha), posso ir a qualquer hora que a Rose (minha esteticista do coração) tira ela para mim (algo que ela também faz se eu pedir é uma limpezinha rápida de pele, só para tirar o que está muito aparente).

É claro que para o tratamento de câncer, por exemplo, o LED é muito mais caro e trabalhoso. Mas graças da Deus, isso eu não tenho :D

Mas agora voltando ao procedimento. Minhas impressões sobre ele:

Bom, realmente é indolor. Você só fica meia hora lá, sentada, pensando na vida e ouvindo o barulhinho gostoso da pequena fonte d'água enquanto a luz ilumina o seu rosto. A imagem que eu coloquei no início do post é exatamente igual a que eu uso na Clínica, com o óculos e tudo (que, alias, é extremamente necessário, pois mesmo com óculos e os olhos fechados, a luz vermelha ilumina tudo como se fosse dia). A parte dos olhos é o único incomodo do procedimento, mas nada com que não se acostume. Depois de 15 minutos, a máquina desliga e a luz vermelha é substituída pela azul, que não é tão intensa assim. E então termina o tto. Super tranquilo, se quiser você pode sair, passear, no mesmo dia.

Cabeças Aplicadoras
Encontrei a imagem dos 2 cabeçotes, cada um para uma cor de luz
No começo, no entanto, eu não senti muitos efeitos, pois meu rosto estava piorando muito (cheguei até a culpar a máquina, mas fui firme em continuar). Mas agora, acredito que essa pequena melhora que senti na última semana (e da qual já falei aqui em vários posts) também a esse procedimento, e pretendo continuar fazendo pelo menos nesse estágio inicial do R. (assim que eu conseguir verba para tanto, né, hehe).

Mas também, não é algo que vai impedir que as espinhas apareçam (pois não atua na causa), ou que vai fazer desaparecer as que já estão ai (que precisa sair ou ser reabsorvida). Pelo que estou percebendo, a inflamação das espinhas, uma vez que surjam na pele, diminui; não aparecem mais como aqueles vulcões ou coisa parecida, estão bem ralas apesar de doer com a mesma intensidade. E acredito que a luz azul principalmente deve ter algum efeito benéfico em eliminar parte das bactérias causadoras da acne da sua pele.

Bom, e por hoje é só, pessoal! Se gostarem, deixem um recadinho aqui para mim, nem que você esteja lendo isso em 2014, 2015, 2016...
Beijão!! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário