quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um pouco sobre comedogênicos


Oi gente!
Já falei aqui sobre a importância de se usar apenas produtos com o rótulo de não-comedogênicos.

Bom, na verdade, apenas toquei no assunto, então antes vou dar uma aprofundada (quem já sabe, pode pular e ir para a parte interessante).



Aprofundando
Comedogênico é uma palavra derivada lá do grego antigo... Zuera

Comedogênico na verdade vem de comedões (cravos e espinhas), qualquer coisa que venha a entupir os poros. 

Produtos não-comedogênicos não aqueles ditos sem ingredientes de alta comedogenicidade, que não irão entupir os seus poros e provocar as temíveis espinhas (lembrando sempre: se a pessoa já tem uma pré-disposição a ter espinhas, a chamada pele acneica). 

Agora pode gritar: Thaty!! como eu não fiquei sabendo disso antes??!!

É, eu também demorei o cass(censurado) para descobrir =p

Mas agora que já sei, vou à luta, vou jogar todos os meus cremes e maquiagens fora e vou comprar tudo novo e não-comedogênico!

Bom, sinto te desapontar, mas eu também já pensei assim. E como sempre, a vida não é do jeitinho que a gente quer, né? O problema principal gira em torno da lista de ingredientes. Ah, dãaã, é lógico que gira! Afinal, a lista de ingredientes é tudo que tem naquele produto! e isso significa coisas boas e coisas ruins, e de acordo com a minha experiencia, isso ocorre com quase todos os produtos. Não há nada 100%, é claro, por mais que a gente desejasse muito, e pedisse mais um tanto. Sem falar que diversos produtos que apresentam na embalagem as tão esperadas e desejadas palavras não-comedogênico, nem sempre possuem essa habilidade especial.

O que fazer então?

Bom, eu não tenho a resposta para essa pergunta. Tudo que sei é o caminho que decidi trilhar, então é ele que vou revelar aqui para você.

E sim, sim, eu sou mesmo uma escritora amadora^^

(a parte interessante)
Enfim, vamos voltar. Comecei a minha busca pelos produtos ideais pesquisando as listas de ingredientes de todos que me interessassem, e principalmente dos que eu tinha em casa e já usava, e comparava item por item com alguma das listas de produtos comedogênicos que existem pela net.

E essa é a dica que eu dou para vocês: não se deixem influenciar por propagandas. Pesquise muito bem direitinho antes de comprar e usar alguma coisa na sua cara. 

As minhas listas preferidas:
  • CosDNA (Atenção: no site você encontra cosméticos e ingredientes, porém o site é construído pelos leitores, tipo wikipedia; não sei se é 100% confiável, mas dele você pode partir para sua pesquisa.)

Sinto dizer que houveram muitos e grandes (e profundos) desapontamentos em minha pesquisa. A base que eu mais usava na época, que me custou uma nota e que prometia rios e fundos para controlar minha oleosidade e dar um jeito nas espinhas ao mesmo tempo que cobria tudo muito bem, revelou-se muito mais do que a base que deixava a minha cara branca nas fotos (efeito fantasminha). Revelou-se um ajuntamento de trecos comedogênicos!

Vou ilustrar um pouco melhor para vocês.



BRTC Blemish Recover Balm Trouble Clinic Line SPF28, PA++
Tirado da CosDNA
Ingredient
Acne
Irritant
Safety 
Water
0-2
0
0
3
Titanium Dioxide
0
0
2
Ethylhexyl 
methoxycinnamate
0
0
3
Isopropyl Palmitate
4
1
2
1
0
3
Cetyl Ethylhexanoate
2
Caprylic/Capric 
Triglyceride

2
1
0
Citrus Grandis
2
Ginger
0-2
Polyglyceryl-3-
Diisostearate
4
3
3
Dimethicone
1
0
2
0-2
0-2
0-2
0-2
Microcrystalline 
Wax
3
2
Polymethyl 
Methacrylate
2
Disteardimonium 
Hectorite
2
Iron Oxides
0
0
0-2
3
Borago Officinalis
Seed Oil
0-2
Lavandula 
angustifolia
0-2
0-2
0-2
Melaleuca 
alternifolia
0-2
0
0
0-2
Allantoin
0
0
0-2
Panthenol
0
0
2
Ultramarines
3
3
4
2
Phenoxyethanol
3
0
0
3
0
0
3
3
Ethylparaben
0
0
 3

A lista da CosDNA possui mais informações, mas eu coloquei essa ai só para dar uma ideia. Mas como podem ver, há 3 critérios importantes: causador de acne, causador de irritação e segurança (câncer e outras doenças). Os índices vão de 0 (bom) até 5 (ruim).

Vou dizer aqui, só para constar, que isso foi uma pesquisa minha; mas não sou pesquisadora, nem entendo nada de produtos químicos e afins. Mas acho importante a pessoa saber o que está usando em seu corpo.

Bom, dá para ver como o bb cream é comedogênico  Possui os índices mais elevados de todos os meus produtos, talvez juntos. Algum benefício ele me trazia sim, e como! E cada vez que eu lembro de como a minha pele está agora, duvido mais de que ele não desse uma boa ajudada. Só que a dor de traição que eu senti quando vi a bela lista de ingredientes (que além da CosDNA só encontrei em coreano e nem dá pra colocar no google translator) ainda está bem presente, e eu nunca mais cheguei perto dele. Está ali na minha estante do banheiro, quase cheio e escondido.

Enfim, chega de chororo. Em todas as resenhas de produtos que eu colocar aqui, tentarei trazer para vocês a lista de ingredientes e os índices de comedogenicidade e segurança dos componentes, ou ao menos da maioria. Porém, contudo, entretanto, algumas empresas não disponibilizam com tanta facilidade a lista de ingredientes de seus produtos. Assim, prometo fazer o melhor que eu puder, e caso não encontre nada, vou avisar.

E por hoje é só. Beijinhos, e até a próxima, pessoal!
^.^

Nenhum comentário:

Postar um comentário